A escolha da máquina de lavar para uma casa acessível

Antes de ir morar sozinha, nem em meus sonhos mais distantes eu poderia imaginar a importância de uma máquina de lavar para uma casa. Ponto para quem aposta que a melhor forma de descobrir as coisas é vivendo. Roupas delicadas, roupas de cama, mesa e banho, roupas claras, escuras e coloridas, roupas que soltam tinta e eu confesso que levei um tempo (e perdi algumas peças) até me familiarizar com todos esses detalhes que eram completamente alheios ao meu mundo. O aprendizado foi tão intenso que, sem dúvidas, ele merece um compartilhamento de dicas sobre como escolher uma máquina de lavar para uma casa completamente acessível.

Tampa superior ou abertura frontal?

Sim. Essa foi a primeira pergunta que eu fiz quando decidi comprar a máquina de lavar. E visto que eu sou uma “dona de casa” cadeirante, a segunda foi: se ela for com tampa superior, como eu vou conseguir pegar as roupas sem cair dentro da máquina e correr o risco de ser esquecida lá? (risos).

O foco da pesquisa era uma máquina com boa relação custo x benefício aliada à praticidade. Então, nesta etapa já deixamos de lado os tanquinhos elétricos, que não centrifugam e apenas lavam as roupas.

Nas lavadoras “front load” (com portal frontal), a roupa se move para cima e para baixo no tambor, o que também é conhecido como sistema de tombamento. Devido a isso, estes modelos promovem menos desgaste nas roupas com o passar do tempo, além de serem mais indicadas para peças mais delicadas. Além disso, a porta com abertura frontal facilita significativamente o uso por pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, tanto para colocar quanto para retirar as roupas.

Em contrapartida, geralmente as máquinas “top load” (abertura para cima) são mais caras que as lavadoras “front load”. Sendo assim, no caso de financeiramente não ser possível a compra da lavadora com porta frontal, eis que há uma alternativa para não perder a autonomia:

pegador-de-objetos-a-distncia-80cm-D_NQ_NP_754621-MLB20815929892_072016-F
Descrição da imagem para cego ver: há uma pinça de objetos à distância com detalhes vermelhos em um fundo branco.

Vale tudo, menos desistir do compromisso com a independência que nos é possível, não é mesmo? Então, o nome do objeto da foto é “pinça de objetos à distância” e pode ser uma alternativa para ajudar com a retirada de roupas da máquina com tampa superior. Você encontra facilmente na internet com custo em torno de R$ 70,00.

Qual capacidade escolher

A escolha da capacidade adequada depende do tamanho da sua família, da sua rotina e a frequência com a qual irá lavar roupas, sem esquecer que quanto mais cheia, mais econômico e próximo do uso ideal.

Existem as lavadoras menores (com capacidade de 1,5 kg a 3 kg) que são uma alternativa para quem tem realmente pouco espaço em casa, para casais sem filhos e/ou pessoas que moram sozinhas. Elas têm capacidade para lavar poucas peças de roupas, uma quantidade média de peças íntimas ou duas toalhas, por exemplo. Para quem tem um pouco mais de espaço, há a opção de máquinas de 6 kg a 9 kg. Já os modelos de 10 kg a 12 kg são mais indicados para famílias com filhos ou casais sem filhos que preferem usar a lavadora com menos frequência, acumulando uma quantidade maior de roupas por lavagem. Por fim, as maiores lavadoras, de 14 kg a 18 kg, e são indicadas para famílias grandes. Elas facilitam a lavagem de conjuntos de roupa de cama ou edredons.

A escolha

Demoramos um tempo até decidir qual seria o modelo ideal para atender as nossas necessidades. E é aqui quem vem a dica mais importante: não faça a compra sob pressão, com pressa tampouco ceda ao “empurrometro” de certos vendedores.

Depois de várias pesquisas, escolhemos o modelo Lava e Seca LG 8,5 KG, conforme descrição na foto abaixo. Certamente foi um melhores investimentos que já fizemos. =)

F2CCF6A7-9AFF-4D01-9AB3-38844FB56EBD
Descrição da imagem para cego ver: na parte superior há a descrição “Lava e Seca LG 8,5 KG”, WD1485ATB(A). Abaixo, a imagem da máquina de lavar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s