Arena Fonte Nova x Maracanã: a emoção do futebol para todos

Você já se perguntou o que torna um estádio de futebol acessível? A resposta mais bem estruturada para essa pergunta está nas 162 páginas da Norma 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que especifica quais são as adaptações e características para a construção de locais públicos adequados às pessoas com deficiência.

É claro que muitos outros estádios figuram entre os mais importantes do cenário futebolístico do Brasil, mas hoje nos vamos compartilhar a nossa experiência e a avaliação sobre os prazeres e dificuldades de assistir a uma partida de futebol na Arena Fonte Nova e no Maracanã.

Descrição da imagem para cego ver: Amanda está na entrada da Arena Fonte Nova

A nossa avaliação começa muito antes da entrada nos estádios. Neste ponto, a Arena Fonte Nova faz logo um golaço. Obras de infraestrutura no entorno da Arena foram entregues seguindo às normas de acessibilidade para garantir que todas as pessoas possam ter acesso às calçadas e equipamentos. Já no caso do Maracanã, se você decidir chegar de metrô, por exemplo, vai precisar encarar uma caminhada de uns 15 minutos, com algumas calçadas estreitas e desníveis, até a chegada à bilheteria. Além disso, notamos que havia um número reduzido do efetivo de policiais durante esse trajeto, se comparado à quantidade de policiais no entorno da Arena Fonte Nova. Saindo do Maraca, optamos por voltar de Uber, por ser mais rápido e seguro.

Descrição da imagem para cego ver: Amanda está na saída do metrô em direção ao Maracanã. Ela está usando uma camisa azul marinho e com uma bolsa vermelha no colo.

Mas, o Maracanã não ficou para trás: a entrada para pessoas com deficiência é gratuita enquanto na Arena, esse mesmo público paga meia entrada. Já a Arena soteropolitana, além de ser abençoada com muito axé, apresenta uma rampa de acesso ao estádio com inclinação adequada, possibilitando que os cadeirantes com menos força física nos braços, mantenham a autonomia e consigam concluir a subida sem a necessidade de auxílio. Em seguida, utilizamos um elevador para chegar até à arquibancada. A Arena Fonte Nova possui 358 lugares para pessoas com mobilidade reduzida, 66 para usuários de cadeira de rodas e 500 assentos para acompanhantes. Além disso, o local conta ainda com 16 cadeiras para torcedores com deficiência visual.

Descrição da imagem para cego ver: Amanda está com a cadeira em um dos espaços destinados às pessoas com deficiência. À sua frente, está sua amiga vestida com a camisa e boné do Bahia

Quando o assunto é previsão de assentos, o decreto 5.296/04 determinou a reserva de 4% dos lugares de um estádio para pessoas com deficiência, sendo 2% para cadeirantes, 2% para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual. Segundo matéria realizada pelo Globo Esporte (GE), o Guia de Acessibilidade da UEFA aponta uma fórmula complexa para calcular o ângulo de visão mínimo para a instalação de espaços reservados a cadeirantes e considera a possibilidade de o torcedor à frente se levantar em determinados momentos de uma partida. Para isso, porém, a UEFA indica que o local reservado deve ficar num patamar 1,2 metro acima do da fileira à frente.

Fonte: Globoesporte

Ainda sobre a acessibilidade no Maracanã, sentimos uma certa dificuldade para subir e descer a rampa que dá acesso ao estádio e à arquibancada. Assim, é importante lembrar que as rampas não podem ter inclinação acima de 8%, com sinalização tátil no início e no fim, com corrimão dos dois lados. As escadas precisam ter largura mínima de 1,2 metro, com corrimão em ambos os lados a 92 centímetros de altura. Escadas com largura superior a 2,4 metros precisam ter um corrimão intermediário. Além disso, os corredores de uso público devem ter 1,2 metro de largura, pelo menos, com pisos regulares, antiderrapantes e não trepidantes. As portas devem ter largura mínima de 80 centímetros – nos casos de portas de folhas duplas, pelo menos uma delas deve atender a esse critério – e as maçanetas devem ser do tipo alavanca.

Por último, mas não menos importante, conhecemos e conseguimos usar os banheiros de ambos os estádios tranquilamente. Os banheiros acessíveis devem ter entrada independente dos banheiros coletivos. Ou, então, um box deve ser instalado dentro dos banheiros coletivos para uso de pessoas com deficiência. Eles ter 1,5 metro x 1,7 metro, no mínimo, com porta com abertura de 80 centímetros precisa. Campainha, alarme ou interfone devem ser instalados a 40 centímetros do chão para acionamento em caso de quedas.

Qual o placar? Podemos garantir que todos ganham. Porque batemos um bolão quando temos a oportunidade de participar do jogo!

Descrição da imagem para cego ver: Amanda está na entrada da Arena Fonte Nova

Um comentário em “Arena Fonte Nova x Maracanã: a emoção do futebol para todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s