A importância do assessoramento para recolocação no mercado de trabalho

Por Karen Vanesca

Muitos profissionais enfrentam dificuldades para encontrar uma recolocação no mercado de trabalho, que nunca esteve tão competitivo. Para termos uma melhor noção sobre este contexto, segundo o Jornal Estadão, falta trabalho para 27 milhões de brasileiros. Os números são um retrato da situação do emprego no país no segundo trimestre de 2018. Uma outra informação que chama atenção: o país tem 3 milhões de pessoas em busca de um emprego há mais de dois anos. O resultado é recorde tanto em volume de pessoas atrás de uma vaga há tanto tempo, quanto em proporção de pessoas em relação a população desempregada. Para frear os resultados negativos das estatísticas, profissionais mudam o foco e comprovam que sem inovação não é possível a recolocação. As informações relativas às inovações apresentadas ao mercado de trabalho, mostram resultados positivos na movimentação da economia no Brasil. Esse impacto é gerado pelas startups brasileiras que ousam o mercado e transformam o futuro através de muita tecnologia e criatividade. E, com isso, trazem novas exigências de perfis profissionais.

Muitos brasileiros ainda não são adeptos a essa nova estrutura de exigências. Entretanto, aqueles profissionais que não se adaptarem a estes novos modelos, muito provavelmente, postergarão a sua recolocação.

As consultorias de gestão de carreira e desenvolvimento humano trazem consigo profissionais qualificados, que possuem o olhar analítico para desenvolver as competências que as empresas estão em busca. Nesse contexto, o assessoramento de carreira traz em sua proposta uma gama de ações de desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de uma avaliação aprofundada, com objetivo de buscar identificar potencialidade e talentos que favorecem no destaque das seleções. O resultado destas atividades é o fortalecimento da atuação dos candidatos durante os complexos processos de seleções nas organizações, além de possibilitar o planejamento e estruturação da carreira.

Pelas posições ofertadas nas empresas recrutadoras, é possível notar o aumento das exigências para as novas contratações. Os processos de seleções começam pelas divulgações das vagas e análises curriculares. Ou seja, os processos de recrutamento e seleção são de extrema relevância para as organizações. O sucesso de uma empresa, por exemplo, depende da qualidade das escolhas feitas pelos profissionais contratados para este subsistema do RH. Com o mercado altamente competitivo, a análise curricular faz toda diferença. Essa é uma das atividades dos assessoramentos de gestão de carreira.

A importância de um processo de assessoramento fortalece o profissional através da troca de conhecimentos, no intuito de estimular a criação dos objetivos, metas e desenvolvimento profissional. Tem uma abrangência nos pontos pertinentes a carreira, com foco nos objetivos e ampliar a visão sistêmica através do levantamento das oportunidades. O que deve ficar claro que a sua primeira apresentação para aquela organização que tanto deseja trabalhar deve estar retratada através da entrega e/ou envio de currículo. Por isso, é fundamental respeitar sua trajetória profissional através do cuidado durante a elaboração do currículo. Como você está se apresentando para as empresas?

Se você é um profissional que encontra dificuldade em sua recolocação, conquiste seu objetivo, aumente sua motivação, aperfeiçoe suas habilidades e, com isso obtenha sucesso profissional e pessoal com apoio de uma assessoria de gestão de carreira e desenvolvimento humano.

4 comentários em “A importância do assessoramento para recolocação no mercado de trabalho

  1. Excelente reportagem, muito esclarecedora . Muitos brasileiros não só não se adaptaram a essa nova estrutura , como não têm conhecimento da mesma . Parabéns pela iniciativa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s