Reatech 2019: nossa primeira experiência na Feira

O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos, mas também tem sido um meio de transformação social e, principalmente, um aliado poderoso na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Em uma tentativa de encontrar novas soluções tecnológicas que promovam benefícios para garantir a inclusão social, aconteceu a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de junho.

Organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos (carros, ônibus, vans), fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.

Aproveitamos o primeiro dia para assistir algumas palestras e conhecer as novidades apresentadas disponíveis nos stands. Algumas coisas nos chamaram atenção. A primeira delas foi o fato de que grande para dos palestrantes e expositores não eram pessoas com deficiência. Com isso, não quero afirmar que para já qualquer pré-requisito para ser engajado com a luta das pessoas com deficiência, mas a refletir sobre quais são os motivos que dificultam o nosso protagonismo dentro deste contexto. Afinal, “nada sobre nós sem nós”.

Outro ponto são os elevados preços para a aquisição de órteses e próteses que tem a capacidade de melhorar (e muito) a vida de pessoas com definição. Encontramos cadeira de rodas no valor de R$ 34.000,00 (trinta e quatro mil reais).

O ponto alto vai para a Toyota, que disponibilizou uma equipe de engenheiros para testar os acessórios criados para as pessoas com deficiência, além de contar uma equipe de fotógrafos que realmente respeitava a essência da diversidade proposta pela Feira. Além disso, aproveitamos para fazer o teste drive no modelo Yaris e tivemos uma excelente impressão sobre o desempenho do carro.

Durante o evento, também aconteceu o “Reackathon”, inspirado no termo “hackathon”, o evento estimulou a imaginação e criação de designers, especialistas, bem como profissionais da saúde e empreendedores, para desenvolverem um projeto inovador na área de acessibilidade. A maratona teve como tema “Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida”.

O objetivo foi fazer com que os participantes elaborassem ou melhorassem soluções no formato de web, dispositivos eletrônicos vestíveis – aparelho que pode ser usado como peças do vestuário -, equipamentos para utilização pessoal e até mesmo aplicativos com medidas relacionadas à saúde. A expectativa foi de que as funcionalidades permitam uma interação digital com a pessoa com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla, além de atender às necessidades dos usuários.

Para concretizar as ideias dos competidores, o espaço inclusivo dentro da Reatech disponibilizou recursos como acesso à internet e mentores voluntários, entre profissionais e representantes de entidades públicas, para que pudessem ser consultados enquanto as equipes desenvolviam suas inovações.

Em 2021, a feira acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio (27 e 28, das 13h às 20h, e 29 e 30, das 10h às 19h). A 17ª edição de Reatech será em um dos novos pavilhões do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a fim de atender plenamente as necessidades de seus expositores e visitantes. Serão 4 dias de evento recheados de atividades culturais e sociais, como: equoterapia, teste drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s