Para 2020: a coragem de não deixar de sonhar

Há alguns dias compartilhei nas mídias sociais a minha decisão de encerrar o ciclo como empregada no meu “emprego dos sonhos”.  Certamente surpreendi a maioria das pessoas que conheço, ao comunicar tal decisão. 

Mas, a verdade é que o peso do “sucesso” pode trazer uma certa paralisia para a sua capacidade de sonhar. E isso era a última coisa que eu gostaria que acontecesse comigo. Claro que a definição para sucesso é relativa e varia conforme os sonhos e oportunidades de cada um. Mas, para uma jovem mulher que nasceu no interior da Bahia com uma expectativa de vida de dois meses, ser aprovada em cinco concursos públicos e estar no Rio de Janeiro em um emprego com uma remuneração maior do que a de 99% dos brasileiros, o termo sucesso pode soar como adequado. 

Algumas pessoas me perguntavam o que mais eu poderia querer, visto que eu já havia alcançado um patamar profissional que a maioria não consegue. Acontece que as minhas conquistas não poderiam sufocar meu desejo de me lançar em novos projetos e de contribuir para a inclusão e melhoria de vida de outras pessoas. Foi por isso que esse blog surgiu e é isso que tem movido a minha vida há muito tempo. 

O espaço que conquistei no mundo corporativo não foi um movimento para apenas melhorar a minha própria vida, mas para carregar as vozes de todos aqueles que, por algum motivo, foram impossibilitados de estarem ali. E eu sabia que eu já havia cumprido esse papel. 

Sempre me inquietou pensar quantas mulheres com deficiência eu já pude conhecer que são donas do seu próprio negócio ou que estão na política, por exemplo? Quantas são atrizes, consultoras ou estão ocupando espaços de poder? 

Temos 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil e um número similar de pessoas desempregadas, mas por que é muito mais comum conhecermos pessoas do segundo grupo?  

Daqui a alguns dias iniciaremos um ano novo que virá cheio de oportunidades de continuarmos sonhando. E você, o que tem feito pelos seus sonhos? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s