Os desafios da educação em um mundo 4.0

Estar por dez anos no mundo corporativo me fez refletir com cada vez mais frequência sobre como a educação pública pode preparar os jovens para um mundo com inteligência artificial, internet das coisas e big data.

Esse é o primeiro mês de um ano eleitoral e encontraremos muitos candidatos que levantarão a bandeira da educação em suas campanhas. Mas, o que vemos é que a educação ainda não é prioridade na agenda política brasileira e ainda não temos um sistema educacional que prepara os jovens para lidar com os desafios de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Não há como discutir sobre a construção de uma vida plena, digna e produtiva para nossos jovens sem falarmos sobre a nossa dificuldade em oferecer uma educação básica conectada aos desafios de um mundo 4.0. A educação pública de qualidade é a base para o desenvolvimento econômico sustentável e para profundas, e necessárias, transformações sociais.

Assim, precisamos considerar que a velocidade das mudanças advindas da transformação digital produzirá desigualdades sociais ainda mais profundas se não começarmos a construir políticas públicas na educação que sejam capazes de desenvolver competências socioemocionais, gerar engajamento político e estimular novas formas de aprendizagem.

Em outras palavras, podemos colapsar como sociedade se não estivermos preparados para lidar com a influência que as disrupções tecnológicas exercem na desigualdade no mundo.

Dentro desse contexto, precisamos considerar que 27% dos empregos na América Latina são intensivos em tarefas rotineiras, segundo a Accenture Research. Além disso, dados da Universidade de Oxford, na Inglaterra, trazem a previsão de que 2 bilhões de empregos serão extintos em todo o planeta em 11 anos.

Preparar nossos estudantes para que sejam protagonistas dentro desse contexto é nossa obrigação e não temos mais tempo. Precisamos repensar o sistema de ensino, propiciando uma educação emancipatória e conectada com as inovações. Ou faremos isso ou seremos atropelados por uma das faces cruéis da transformação digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s